domingo, 9 de novembro de 2008

Pão, gergelim e semiótica


Talvez seja difícil encontrar alguém que ainda não conheça a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”. E apesar das divergências quanto a essa afirmação, é fato que determinadas imagens, produzidas ou não, podem causar impacto maior que um texto de mil palavras (ou mais). É importante esclarecer que esta discussão não objetiva atribuir um valor superior ou inferior a nenhuma dessas duas formas de expressão mencionadas, já que cada indivíduo tem preferências por texto ou imagem, e dependendo das situações, a união desses dois elementos é fundamental para a compreensão da mensagem que um anunciante, por exemplo, deseja transmitir.

O presente estudo coloca em questão a especificidade da imagem publicitária em relação a outros tipos de imagem. Como foco desta análise, foi escolhida a imagem de uma das campanhas da rede de fast-foods “McDonald’s”. Neste caso, a Semiótica funciona como instrumento para a percepção dos elementos presentes nessa imagem, utilizados para induzir o observador ao consumo. O nome semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. “A Semiótica é a ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e de sentido." (SANTAELLA, 1983, p.13)

A empresa americana McDonald’s, considerada por muitos como um símbolo do “capitalismo selvagem”; por outros, um típico enlatado americano, também é constantemente apontada como responsável por deixar a população menos saudável e mais “gordinha”. Mesmo assim, continua investindo pesado em campanhas publicitárias de forte apelo visual, o que poderia explicar grande parte do sucesso de vendas. Com a imagem de um bebê recém-nascido sendo amamentado, o pão com gergelim, que representa a característica principal e peculiar dos lanches McDonald’s, imita o seio da mãe. Tendo em vista que a empresa é alvo de críticas ferrenhas por promover hábitos alimentares não-saudáveis, a imagem produzida é bastante ousada.

Além disso, é importante atentar para a expressão do bebê, com semblante tranqüilo, parece não notar a diferença entre o seio e o pão. As cores fortes, principalmente das bochechas, levemente rosadas e vermelhas, aproximam-se dos tons das cores quentes presentes no próprio símbolo do McDonald’s, bem como de várias outras marcas de alimentos. Basta observar as praças de alimentação dos shoppings, onde predomina a combinação de cores fortes como a vermelha e a amarela. Mas neste caso, o aroma também ajuda a chamar a atenção e a despertar a fome de quem estiver passando por ali.

Texto: Juliana Jovanelli

Referência:
SANTAELLA, Lucia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Imagem disponível em “Google Imagens”

2 comentários:

Dirce disse...

Juliana
É chocante esse anúncio do Mc Donalds (eu não conhecia). ötima escolha e análise.
Dirce

Dirce disse...

Juliana
É chocante esse anúncio do Mc Donalds (eu não conhecia). ötima escolha e análise.
Dirce