terça-feira, 18 de novembro de 2008

Chinelos e semiótica



O anúncio publicitário é das Hawaianas Kids e foi publicado em uma revista de circulação semanal.

Nós vamos analisar essa propaganda em seus aspectos verbais e não-verbais. Para isso, vamos usar a Semiótica, que segundo Santaella estuda aquilo que vai além das palavras, “Portanto, quando dizemos linguagem, queremos nos referir a uma gama incrivelmente intrincada de foras sociais de comunicação e de significação que inclui a linguagem verbal articulada, mas absorve também, inclusive, a linguagem dos surdos-mudos, o sistema codificado da moda, da culinária e tantos outros”.

A primeira característica que chama nossa atenção nesse anúncio é a coloração. A imagem é colorida e usa principalmente as cores azul, preto e roxo que costumam remeter a escuridão, incertezas e medo. A imagem de fundo é noturna, de um local pouco habitado e perto de um cemitério. Essa paisagem remete a desenhos infantis e filmes que abordam lugares mal assombrados que causam medo nas crianças.

É quase unânime entre as crianças o medo do escuro, por exemplo, ou de dormirem sozinhas. Nesse caso, outra figura conhecida delas é o mostro que poderia morar no armário ou em baixo da cama.

Outra característica importante na imagem é o fato dela estar colocada em uma moldura de madeira com cortinas. Alem disso, a lua e as palavras estão penduradas por uma linha, o que nos faz lembrar de teatros infantis com fantoches.

De acordo com a Semiótica, um signo é a representação de algo. De acordo com Pierce, essa representação precisa unir três elementos: índice, ícone e símbolo.
O ícone é uma representação simbólica do objeto ou apenas de uma parte dele, já o índice é aquilo que o objeto pode representar. Por sua vez, os símbolos são representações convencionadas.

Nessa propaganda, podemos classificar todo o desenho da paisagem como sendo um ícone porque se trata de uma representação simbólica, que nos remete a imagem real.
Também não podemos esquecer a parte verbal do anúncio. São duas perguntas “Se existe um monstro em baixo da cama do seu filho? Depende de onde ele guarda as Hawaianas?”. Essas frases ajudam a completar o sentido do informe publicitário, chamando atenção para as Hawaianas que têm o desenho de um monstro. As Hawaianas, nesse caso, são um ícone, já que representam um chinelo infantil. Entretanto, o monstro estampado no chinelo também pode ser considerado um símbolo, porque é uma representação convencionada de algo que assusta as crianças e que assume essa forma e essas cores.

Beatriz Fontana Assumpção


Referência Bibliográfica:

SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo. Brasiliense, 1983

http://www.webquest-letras.com.br/propaganda_para_quem.htm

Um comentário:

Dirce disse...

Bia
Bom trabalho e escolha do anúncio. Vale ressaltar que tem o diferencial no aspecto criativo da não convencionalidade dos anúncios infantis que são,geralmente, lúdicos, oníricos (refletindo sonhos e não pesadelos)e em cores suaves.
Dirce