
Segundo a lógica de Pierce, o personagem Wes assume uma natureza triádica, que pode ser analisado em si mesmo, na referência ao que ele indica, e nos efeitos de interpretação que ele pode produzir. Neste caso, ele é ícone, pois, sua imagem na tela tem semelhança com o objeto representado, ou seja, com o personagem. Ele é índice, ao denotar suas atitudes por meio de pensamentos e transformá-las em ação. Além disso, o filme indica as semelhanças que ele carrega do pai (características físicas e principalmente de personalidade). Wes também é símbolo, ou seja, a princípio símbolo da mediocridade de um simples trabalhador, que depois se transfigura numa pessoa destemida e forte. O filme “O procurado” em si, é o objeto de um signo, ou seja, da História em Quadrinho Wanted, de Mark Millar e J.G. Jones que originou a obra cinematográfica.
(2007, p.13) faz o “exame dos modos de constituição de todo e qualquer fenômeno de produção de significação e de sentido”, que neste caso, tiveram origem nas HQs.
De acordo com os estudos apresentados pelo semioticista Pierce, ainda é possível notar a primeiridade, revelando o simples Wes; a secundidade, ao notar o início das alterações de conduta e pensamento, aderindo ao estilo da Fraternidade. Já a terceiridade, mostra esse conjunto de mudanças no perfil do jovem, possibilitando ao espectador fazer a leitura que lhe convém a cerca do novo estereótipo que surge nas telas.
A cena analisada mostra Wesley fugindo da aparente representação do mal, figurado por Thomas Kretschmann, quando surge Fox num carro ágil para salvar o garoto. Com uma manobra Wes é colocado dentro do carro enquanto o perseguidor está em um caminhão atirando contra os dois. Angelina Jolie, fica com as pernas fixas dentro do carro e o restante do seu corpo está para fora, para poder atirar no perseguidor. Nesta cena, é possível admitir que o carro assume a primeiridade, enquanto a secundidade é a alta dose de velocidade e a terceiridade é toda a perseguição que gera ansiedade pelo desfecho.
Um dos tiros que saem do perseguidor contra o carro remete à trilogia Matrix, no mecanismo clássico usado no filme, ao fazer um big close na bala de revolver, fazendo uso do delay (que retarda a sua velocidade e mostra com precisão o trajeto realizado). Mas, em “O procurado”, a trajetória da bala é curva. Neste caso MOSCARIELLO (1985, p. 17) defende que “a câmera pode igualmente ligar factos pertencentes a diferentes dimensões temporais [...] mas que se refere à um acontecimento ocorrido no passado e que se liga ao primeiro através de uma recordação neutra invocada através de um objeto de dupla referência espacio-temporal”. Além disso, dentro da temática de diferentes dimensões de contexto, o início da fuga, mostra Wes correndo de modo semelhante ao Homem Aranha, no momento de usar sua identidade de super-herói, revelando mais uma referência à outra obra do cinema.
Assista ao trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=_79RP5I0F_U
texto: Georgia Pereira
referências bibliográficas:
MOSCARIELLO, Ângelo, Como ver um filme, Editorial Presença, Lisboa 1985
SANTAELLA, Lucia, Semiótica Aplicada, São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2007.
Um comentário:
Georgia
Boa escolha do filme e da bibliografia para análise. Ótimas comparações com outros filmes que demonstram como referências existentes no imaginário da sociedade ou criadas pela indústria do entretenimento podem ser encontradas e analisadas pela semiótica.
Dirce
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