sexta-feira, 21 de novembro de 2008

“Na onda do ecologicamente correto”...



Nara Dyeynne Marques Chiquetti

Políticas ecologicamente corretas estão em alta. Preservação ambiental, reciclagem de produtos, entre outras estão todos os dias na mídia – em matérias e campanhas. Ganham pontos as empresas que se mostram “ecologicamente corretas”. Geralmente a parte que fazem é a exigida por lei, o mínimo que deveriam, mas são vistas com bons olhos pela sociedade e também não perdem a oportunidade de fazer marketing em cima disso.
Com base na semiótica e em autores de marketing e propaganda, vamos olhar para a propaganda de forma “diferente” (tanto em seus aspectos verbais quanto não-verbais). Esta é a análise de uma campanha institucional. Trata-se da nova campanha da Chevrolet, “Reinventamos Caminhos”, que tem por objetivo a conscientização para o consumo responsável. Portanto, a finalidade não é o destaque de um de seus produtos, mas da empresa “Chevrolet”, que quer mostrar que faz sua parte para a preservação ambiental. A propaganda analisada foi veiculada em uma revista semanal e de circulação nacional.
O título do texto é: “Quem tem o poder de ORGANIZAR e de EVOLUIR tem o poder de MUDAR.” Para simbolizar a parte do trabalho da empresa para a preservação ambiental, ela se põe como uma formiguinha em relação à natureza. Seu tamanho é pequeno, o trabalho é de pouquinho em pouquinho, mas unidas, as formigas fazem um grande esforço todos os dias para construção e manutenção do formigueiro. É isso que a empresa quer transmitir, a consciência de que sua iniciativa é pequena, mas se seus clientes e outras empresas aderirem à campanha, o “trabalho de formiguinha” dará resultado. Porque o sujeito a quem se refere o “poder” é o homem – ele se organiza, evolui a cada dia e pode também mudar certos “hábitos” em prol do planeta (faz parte da campanha o consumo consciente, a reciclagem de materiais e até a sugestão na economia com transporte por meio de caronas).
Na imagem vê-se o quão pequena é a formiga pela comparação com os outros elementos que compõe o quadro, como as raízes da árvore ou até mesmo em relação às flores. A imagem é de campo aberto, mostra um vale entre montanhas, tudo isso para destacar que são os serezinhos que influenciam em tudo, até à mais alta montanha. A formiga simboliza as pessoas que trabalham pela preservação da natureza. Além disso, todas caminham para o mesmo lado, para o mesmo objetivo, representando a união. O pôr do sol dá à imagem o tom dourado da logomarca Chevrolet (o símbolo da empresa).
Os carros que as formiguinhas carregam representam os produtos flex da Chevrolet, que poluiriam menos, por isso seriam mais ecológicos – uma ajuda à preservação ambiental. Essa campanha não está só preocupada com a natureza, mas principalmente em aliar esse diferencial à marca (“empresa ecologicamente correta”). Pois a marca representa a empresa e é referência de seus produtos. Uma campanha de qualidade une boa imagem da empresa com qualidade de produtos – é o que pretende esta campanha.


Bibliografia consultada:

CORRÊA, Roberto. Contato Imediato com Planejamento de propaganda. 2 ed. Rio de Janeiro: Global, 1987

PINHO, J. B. O poder das marcas. São Paulo: Summus, 1996.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7 ed. rev. e atual. de 1998. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.

VESTERGAARD, Torben; SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004

Imagem disponível em: http://www.reinventamoscaminhos.com.br/campanha.html. Acesso: 26/11/08. 20:54

Um comentário:

Dirce disse...

Nara
As análises sobre imagem de marca são interessantes para sustentar um dos aspectos mais significativos da utilização da semiótica (mesmo que de forma não explícita) que é nas campanhas publicitárias. Sabemos que o discurso politicamente correto nos dias atuais trata ainda da preservação ambiental. Associá-lo a marca mostra, conforme a leitura que você nos apresentou aspectos críticos que envolvem a comunicação para venda da imagem e de um produto.
Bom trabalho.
Dirce