Nara Dyeynne Marques Chiquetti
Políticas ecologicamente corretas estão em alta. Preservação ambiental, reciclagem de produtos, entre outras estão todos os dias na mídia – em matérias e campanhas. Ganham pontos as empresas que se mostram “ecologicamente corretas”. Geralmente a parte que fazem é a exigida por lei, o mínimo que deveriam, mas são vistas com bons olhos pela sociedade e também não perdem a oportunidade de fazer marketing em cima disso.
Com base na semiótica e em autores de marketing e propaganda, vamos olhar para a propaganda de forma “diferente” (tanto em seus aspectos verbais quanto não-verbais). Esta é a análise de uma campanha institucional. Trata-se da nova campanha da Chevrolet, “Reinventamos Caminhos”, que tem por objetivo a conscientização para o consumo responsável. Portanto, a finalidade não é o destaque de um de seus produtos, mas da empresa “Chevrolet”, que quer mostrar que faz sua parte para a preservação ambiental. A propaganda analisada foi veiculada em uma revista semanal e de circulação nacional.
O título do texto é: “Quem tem o poder de ORGANIZAR e de EVOLUIR tem o poder de MUDAR.” Para simbolizar a parte do trabalho da empresa para a preservação ambiental, ela se põe como uma formiguinha em relação à natureza. Seu tamanho é pequeno, o trabalho é de pouquinho em pouquinho, mas unidas, as formigas fazem um grande esforço todos os dias para construção e manutenção do formigueiro. É isso que a empresa quer transmitir, a consciência de que sua iniciativa é pequena, mas se seus clientes e outras empresas aderirem à campanha, o “trabalho de formiguinha” dará resultado. Porque o sujeito a quem se refere o “poder” é o homem – ele se organiza, evolui a cada dia e pode também mudar certos “hábitos” em prol do planeta (faz parte da campanha o consumo consciente, a reciclagem de materiais e até a sugestão na economia com transporte por meio de caronas).
Na imagem vê-se o quão pequena é a formiga pela comparação com os outros elementos que compõe o quadro, como as raízes da árvore ou até mesmo em relação às flores. A imagem é de campo aberto, mostra um vale entre montanhas, tudo isso para destacar que são os serezinhos que influenciam em tudo, até à mais alta montanha. A formiga simboliza as pessoas que trabalham pela preservação da natureza. Além disso, todas caminham para o mesmo lado, para o mesmo objetivo, representando a união. O pôr do sol dá à imagem o tom dourado da logomarca Chevrolet (o símbolo da empresa).
Os carros que as formiguinhas carregam representam os produtos flex da Chevrolet, que poluiriam menos, por isso seriam mais ecológicos – uma ajuda à preservação ambiental. Essa campanha não está só preocupada com a natureza, mas principalmente em aliar esse diferencial à marca (“empresa ecologicamente correta”). Pois a marca representa a empresa e é referência de seus produtos. Uma campanha de qualidade une boa imagem da empresa com qualidade de produtos – é o que pretende esta campanha.
Bibliografia consultada:
CORRÊA, Roberto. Contato Imediato com Planejamento de propaganda. 2 ed. Rio de Janeiro: Global, 1987
PINHO, J. B. O poder das marcas. São Paulo: Summus, 1996.
SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 7 ed. rev. e atual. de 1998. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.
VESTERGAARD, Torben; SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004
Imagem disponível em: http://www.reinventamoscaminhos.com.br/campanha.html. Acesso: 26/11/08. 20:54
Um comentário:
Nara
As análises sobre imagem de marca são interessantes para sustentar um dos aspectos mais significativos da utilização da semiótica (mesmo que de forma não explícita) que é nas campanhas publicitárias. Sabemos que o discurso politicamente correto nos dias atuais trata ainda da preservação ambiental. Associá-lo a marca mostra, conforme a leitura que você nos apresentou aspectos críticos que envolvem a comunicação para venda da imagem e de um produto.
Bom trabalho.
Dirce
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